sábado, 26 de fevereiro de 2011

Um site que merece uma visita demorada

Recomendamos uma visita (ou melhor: recomendamos muitas visitas) a http://teismo.net/?p=972

E, quem visitar esse espaço perceberá a diferença entre os sites de ateus (sobretudo de neo-ateus), que são extremamente violentos e fundamentados num ódio ignóbil e gratuito, em contraponto a uma discussão séria e bem fundamentada, de cariz teísta.

Aqui fica um bom exemplo para abrir o apetite:

Dizem-nos que poderá haver algum sentido para a vida sem Deus. E quem nos diz isso? As pessoas que nos diz essas coisas, são ateus? Sim, são ateus; mas os atuais neo-ateus sabem alguma coisa sobre a história do ateísmo? Não, não sabem. Senão não afirmariam coisas do tipo “há um sentido para a vida mesmo diante da inexistência de Deus”.

Esses ateus são ateus inocentes, também denominados neo-ateus. Eles não são pessoas que simplesmente sejam não-teístas. Ser não-teísta é condição necessária para ser ateu, mas não suficiente. Para ser ateu, além de ser não-teísta (não acreditar que um Deus infinito e pessoal existe), é também necessário negar um Deus impessoal.

E porque são inocentes? Simples, é porque não entenderam o recado de Nietzsche. O recado de Nietzsche não vale (em si mesmo alguma coisa qualquer) para aquelas pessoas que ainda acreditam na existência de algum Deus pessoal – não valem como “advertência” para si mesmos, mas valem Cialis Online como recado direcionado à aqueles que negam Deus.

Para aqueles que ainda acreditam em um Deus pessoal o único valor que o recado de Nietzsche ainda tem é este: senão há Deus para eles, deve ser por alguma coisa, mas para eles isto parece não importar, Deus está morto para eles, e porque? Porque para eles a fonte secou? A fonte secou para “finalizações” de gerações, e talvez, para alguns indivíduos. Este é o valor do recado de Nietzsche para os ‘crentes’, mas este não é o recado de Nietzsche (...)

Continue lendo aqui http://teismo.net/?p=972