quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Porque Deus tudo criou...

Na verdade os cientistas limitam-se a tentar perceber o que Deus criou, como funciona e como pode ser usado pelo Homem. E, se são premiados é à custa da Criação Divina.
Aqui fica um texto interessante. Já não é recente nas é interessante e actual.


CIENTISTAS GANHAM PRÉMIO NOBEL DA QUÍMICA AO DESVENDAREM COISAS QUE DEUS CRIOU

Notícia sobre os vencedores do Prémio Nobel da Química. Prestem especial atenção às partes a negrito e sublinhado.
___________________________________________________

Dentro de cada uma das células do nosso corpo, bem aconchegada dentro do núcleo, reside uma compridíssima molécula de ADN. Mas o ADN é apenas um livro de instruções genéticas, uma espécie de roteiro para fabricar um ser humano. Trata-se de uma molécula passiva, que só por si não é vida. A matéria de base da vida são as proteínas, que são fabricadas pelas células, a partir das instruções do ADN, numas estruturas muito complexas: os ribossomas. Cada ribossoma mede cerca de 25 milionésimos de milímetro e cada célula contém dezenas de milhares de ribossomas.

A tradução da informação do ADN é um dos processos mais primordiais da produção da vida. (…) Os ribossomas produzem proteínas que, por sua vez, controlam a química de todos os organismos vivos”, declarou o comité Nobel, ao explicar a decisão de atribuir este ano o Prémio Nobel da Química a três cientistas “que conseguiram cartografar a posição de cada um das centenas de milhares de átomos dos ribossomas.”
Eles são Ada Yonath, do Instituto Weizman de Ciência em Revohot, Thomas Steitz, norte-americano da Universidade de Yale e o igualmente norte-americano Venkatraman Ramakrishnan, do Medical Research Council britânico.

[...]

Afinal, o que faz o ribossoma? Quando o ARN mensageiro desfila entre as suas duas subunidades, o ribossoma “lê” o código genético ali contido (cada combinação de três das quatro “letras”, ou bases, do ARN, representa um dos 20 aminoácidos que compõem as proteínas). Vai juntando esses aminoácidos e liga-os quimicamente, para obter a proteína correspondente.