segunda-feira, 30 de março de 2009

Afinal o Papa pode ter Razão!


Edward C. Green, director do projecto de pesquisa sobre a prevenção da SIDA da Universidade de Harvard (EUA), defendeu a posição de Bento XVI contra as campanhas de distribuição de preservativos como forma de combater a propagação do HIV/SIDA em África.

Num artigo de opinião intitulado "O Papa pode ter razão", publicado no "Washington Post", o investigador cita vários estudos científicos que indicam que os preservativos não estão a ter sucesso como forma primária de prevenção e que as campanhas de distribuição podem mesmo agravar a propagação do vírus naquele continente.

O investigador fala na “compensação de risco” quando as pessoas se “sentem seguras por usar preservativos, pelo menos nalguns casos” e acabam por estar mais expostas a riscos.

Outro factor referido para a África é a concentração das infecções na população em geral e não apenas em grupos de risco.

Green refere que as Nações Unidas ignoraram as conclusões de um estudo que encomendaram a Norman Hearst e Sanny Chen, da Universidade da Califórnia, após em 2003 os investigadores terem concluído a não existência de provas de que os preservativos estivessem a resultar como forma primária de prevenção do HIV em África.

Pesquisa de Associado Nº 15