Eis uma opinião interessante.
JOSÉ SARAMAGO - O CAPÍTULO FINAL
Morreu hoje, vitima de doença prolongada ( cancro ), o escritor ibérico e ex-nobel da literatura, José Saramago!
Ibérico não foi engano ou falta de patriotismo..DA MINHA PARTE ,mas o Sr Saramago muitas vezes insistia ,no seu mundo mental, que Portugal e Espanha deviam ser um só país..a IBÈRIA!
Aliás..foi sua a frase."Posso ser Portugues, sou sempre Ibérico e só sou europeu se quiser" numa alusão ao seu pensamento anti-União Europeia.
Vamos analisar então o polémico escritor.
Politicamente, um comunista convicto!!
Valha a verdade que ao contrário de outros iluminados, não escolheu o caminho dos invertebrados mentais do Bloco de Esquerda.
Mas lá porque o Sr José faleceu não passou a ser melhor do que era.
José Saramago não era um escritor brilhante, baseava-se na polémica, quase sempre contra a igreja católica, para publicitar as suas obras, e através da curiosidade assim criada vender os seus livros!
Ganhou o Nobel da Literatura ,mas não é o 1º nem único Nobel Português...Egas Moniz, pelo método nanoférrico, já tinha vencido esse prémio na área da medicina, há muitos anos atrás!!!
Que dizer de alguém que considera o regime cubano um exemplo de liberdade, a Coreia do Norte um paraíso ( pena que não quisesse lá viver) e Fidel Castro como um ídolo?!
Contra estes argumentos, decididamente pouco ou nada se pode discutir, excepto confirmar, mesmo sem o método nanoférrico, um acentuado défice mental a nível político do escritor em causa.
Com Deus e a religião havia sem duvida um sentimento de inferioridade que conduzia este Sr. a dizer e escrever grandes disparates.
CONCLUSÃO :
José Saramago de positivo tinha a sua coerência comunista.
Sem ironia, ponham lá uma bandeira do Partido Comunista Português sobre o caixão do homem...isso ele merece!
De negativo, claramente tinha bem mais.
Não sinto que seja uma grande perda a sua morte, mas nem por isso, obviamente fico feliz.
Paz à sua alma e que Deus lhe perdoe , POIS ELE NÃO SABIA O QUE DIZIA!
Original aqui: http://vampirismos.blogs.sapo.pt/26812.html